Ações do Conselho de Previdência de MT aceleraram o envio de Reforma para votação

Publicado: 10 Dezembro, 2019 - 17h43 | Última modificação: 10 Dezembro, 2019 - 17h55

Escrito por: Sintep/MT

Reprodução Sintep/MT

Membro do Fórum Sindical, o secretário de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Orlando Francisco, aponta irregularidades na aprovação da Proposta de Reforma da Previdência de Mato Grosso, no Conselho de Previdência do estado. Medidas adotadas por alguns membros, resultaram no aceleramento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para votação, hoje (10.12), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Segundo Orlando, o processo de avaliação realizado pelos conselheiros da Previdência do estado, ocorrido ontem (09.12), desrespeitou os procedimentos regulamentares para a votação, e encurtou o tempo de debate ao despejar o projeto na Casa de Leis

Conforme Orlando, um dos membros do Conselho se absteve de votar sobre a PEC da Previdência de Mauro Mendes. Contudo, o voto dele foi contabilizado como favorável à aprovação do Projeto. Outro ponto denunciado foi o total descaso com o pedido de vista feito pelo representante do Tribunal de Contas do Estado, um dos membros do Conselho, e ignorado pelo presidente do Conselho, no caso o governador do estado, Mauro Mendes.

Orlando Francisco destaca que o Conselho de Previdência tem um regimento próprio, que deveria ser respeitado. Mas, nesse caso, caberá aos conselheiros fazerem as denúncias. Enquanto isso, o Fórum Sindical volta a se mobilizar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nesta na tentativa de sensibilizar os parlamentares a recuarem em mais um golpe nos/as servidores/as do estado.

Assessoria/Sintep-MT