Escrito por: CUT-MT

Central Única dos Trabalhadores recebe homenagem na Assembleia Legislativa de MT

Sessão Solene comemora as quatro décadas da luta feita pela CUT em favor da classe trabalhadora

Francisco Alves/CUT-MT

A maior central sindical do país e da América Latina, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi homenageada no dia 28 de setembro durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT-MT) e reuniu representantes da classe trabalhadora, dirigentes de sindicatos e centrais sindicais. O evento celebrou os 40 anos de existência da CUT, que é a 5ª maior central sindical do mundo.

Francisco Alves/CUT-MT

Fundada em 28 de agosto de 1983, a CUT tem como objetivo enfrentar os desafios cotidianos da classe trabalhadora, tanto no campo quanto na cidade. Ao longo de quatro décadas, a CUT conquistou avanços significativos, como jornada de trabalho, férias remuneradas, salário mínimo nacional e representação coletiva dos trabalhadores nos locais de trabalho, entre outros direitos.

Durante a cerimônia, o presidente da CUT-MT, professor Henrique Lopes, enfatizou que todos esses direitos foram conquistados graças à luta dos trabalhadores e ao movimento sindical. O deputado estadual Valdir Barranco destacou que a CUT surgiu no contexto da reestruturação e reorganização da sociedade civil durante o processo de redemocratização do país, desempenhando um papel importante no chamado "novo sindicalismo."

Francisco Alves/CUT-MT

Vários convidados enfatizaram os feitos da CUT ao longo dos diferentes momentos da história política do Brasil e seu papel na promoção e fortalecimento dos direitos da classe trabalhadora. Além disso, a eleição do sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato como presidente do Brasil foi mencionada como um marco nos 40 anos de história e luta sindical da CUT.

Henrique Lopes, presidente da CUT-MT, ressaltou que a central enfrenta atualmente muitos desafios, incluindo os impactos negativos da globalização e das reformas que afetaram os contratos de trabalho e o acesso dos servidores à justiça do trabalho. “O 14º Congresso Nacional da CUT será uma oportunidade para debater essas questões e fortalecer a luta coletiva em defesa do estado como indutor da economia por meio de políticas públicas, emprego, renda e serviços públicos de qualidade”, destacou.

A sessão de homenagem contou com a participação de diversos líderes sindicais e representantes de entidades. Estiveram presentes: o presidente da Força Sindical de MT, Noé Inácio da Silva; o diretor Sindicato dos Trabalhadores Telefônicos do Estado de Mato Grosso (Sintel-MT), Lauro Benedito; o dirigente estadual do MST-MT, Júlio César Barbosa; o representante do Sindicato dos Bancários de MT e duas vezes presidente da CUT-MT, João Luís Dourado;

Francisco Alves/CUT-MT

Ainda, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Púbico de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf-MT). Luzia Machado; dirigente do Sindes-MT (Servidores Públicos das Carreiras de Desenvolvimento Econômico e Social de Mato Grosso), Carlos Wagner; a secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade. Além de trabalhadores e trabalhadoras que integram as entidades.

Assista à Sessão Solene da ALMT em homenagem aos 40 Anos da CUT

>>>Veja mais fotos na página da CUT-MT no Facebook.