CUT MT apoia solicitação coletiva de suspensão do calendário do ENEM
Adiar o ENEM é prioridade para não aprofundar a desigualdade social e educacional
Publicado: 14 Maio, 2020 - 16h13 | Última modificação: 14 Maio, 2020 - 16h37
Escrito por: CUT MT
A CUT MT manifesta seu apoio à luta pela suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio neste ano (Enem 2020), uma vez que nosso país enfrenta a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as aulas seguem suspensas, tanto na rede pública quanto privada em Mato Grosso.
Manter a realização do Exame nessas condições prejudicará, principalmente, os alunos de escolas públicas – principalmente os filhos da classe trabalhadora – considerando que muitos são alunos da rede pública e não têm, em suas casas, as condições necessárias se prepararem tanto para o Enem, quanto para os vestibulares na busca disputa por uma vaga num curso de nível superior nas instituições públicas.
Por isso, convocamos todos os nossos sindicatos e toda a sociedade para a mobilização nacional pelo adiamento do Enem 2020, juntamente com a União Nacional dos Estudantes (UNE). A UNE organizará nas redes sociais MANIFESTAÇÕES, nesta sexta-feira (15), data que marca um ano do Tsunami da Educação, que registrou uma das maiores manifestações de rua no ano passado.
A CUT MT também reforça a solicitação coletiva de Suspensão do Calendário do Enem, enviada ao Ministério da Educação, Ministério Público Federal, Congresso Nacional, Conselho Nacional de Educação e à Sociedade Civil em Geral, pelas entidades Nacionais, para que o governo federal suspenda o calendário previsto para a realização do Enem 2020, até o retorno efetivo às aulas presenciais, só então, redefinir um novo Calendário para realização do Exame.
Confira a íntegra da Solicitação Coletiva de Suspensão do Calendário do Enem: https://bit.ly/2YX2bup
Cuiabá/MT, 14 de maio de 2020.
Executiva da CUT MT