Escrito por: CUT-MT
As denúncias vieram à tona na quinta-feira (09/11) após divulgações, feita pela Polícia Federal, na Operação Hermes, que investiga comércio ilegal de mercúrio para extração oculta de ouro.
A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), reconhecida por sua atuação em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental, foi surpreendida com notícia que coloca Mato Grosso, mais uma vez, no cenário nacional por crimes ambientais.
O fato divulgado revelou práticas de contrabando de mercúrio, lavagem de dinheiro e associação criminosa, envolvendo Luís Antônio Taveira Mendes, filho do governador do estado, Mauro Mendes.
As denúncias vieram à tona na quinta-feira (09/11) após divulgações, feita pela Polícia Federal, na Operação Hermes, que investiga comércio ilegal de mercúrio para extração oculta de ouro. “A CUT acompanha esse tipo de notícias pela imprensa.
Créditos: Polícia Federal
Para o dirigente Central em Mato Grosso, a questão é muito preocupante. Henrique destaca que o estado já é campeão no uso de agrotóxicos, grande parte deles proibidos em países da Europa e vetados em outras partes do mundo.
“Não bastasse a pressão econômica que o setor do agro faz, não se preocupando com a saúde das pessoas e com o meio ambiente, ter a prática de garimpo ilegal e uso indiscriminado do mercúrio, praticada pelo filho do governador, nos causa muita perplexidade e indignação”, destacou.
O ponto positivo dessa notícia, argumenta o Lopes, é que isso mostra que os órgãos federais de fiscalização e controle estão atuantes. “A história de ‘vamos abrir a porteira’, como disse o ministro do Meio Ambiente no governo passado, apresenta dias diferentes”.
Henrique Lopes assegura que a CUT-MT acompanhará de perto o desdobramento dos acontecimentos. Como representante dos trabalhadores e preocupada com a saúde e bem-estar da sociedade, a entidade espera que a justiça prevaleça nas investigações, independentemente da influência política estadual.
Leia mais: Filho do governador do Mato Grosso escapa de ser preso
Leia mais: Empresas de filho do governador de MT são alvos de operação da PF