MENU

CUT-MT participa da 4ª Conferência Nacional pelos Direitos LGBTQIA+ em Brasília

Evento reúne lideranças de todo o país para construção da Política Nacional dos Direitos LGBTQIA+

Publicado: 22 Outubro, 2025 - 17h33

Escrito por: CUT-MT | Editado por: CUT-MT

A CUT-MT participa, até o dia 25 de outubro, da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Pâmila Nayana Ferreira Ramos, secretária de Mobilização e Movimentos Sociais da CUT-MT, pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf-MT), representa a Central estadual no debate nacional.

Pâmila comemora a retomada da Conferência, que traz como tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”. Um espaço de construção de políticas públicas por direitos, inclusão e trabalho digno, que ficaram suspensas por quase uma década.

Segundo a dirigente, o tom plural do evento, com lideranças trans e travestis, sublinhou a unidade na diversidade, além da participação de representantes estrangeiros. Juntos, cobram políticas públicas que assegurem à população LGBTQIA+ direitos como permanência escolar e empregabilidade.

A atividade reúne cerca de 1.500 delegadas(os) de todo o país para construir diretrizes da Política Nacional LGBTQIA+. Ao longo da abertura, na terça-feira (21/10), autoridades dos Três Poderes, movimentos sociais e convidadas(os) internacionais reforçaram pautas como trabalho digno, combate à violência e inclusão educacional, com anúncio de iniciativas específicas no âmbito da Justiça do Trabalho.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou que a Conferência recoloca o diálogo entre Estado e sociedade civil no centro da agenda de direitos humanos.

Ainda na cerimônia de abertura, foi feita homenagem a Washington Dias, referência do movimento negro e LGBTQIA+, presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação. Os trabalhos prosseguem com debates, grupos de trabalho e plenária final para consolidar propostas.