CUT-MT participa do 14º CONCUT e fortalece defesas da classe trabalhadora

Debates criam estratégias para manter os desafios da Central com olhar para as novas realidades do mundo do trabalho

Publicado: 26 Outubro, 2023 - 16h32

Escrito por: CUT-MT | Editado por: CUT-MT

Reprodução

A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) marcou presença durante os quatro dias do 14º Congresso Nacional da CUT (Concut), realizado de 19 a 22 de outubro, na cidade de São Paulo. O evento teve como tema central "Luta, direitos e democracia que transformam vidas".

O Concut, maior instância deliberativa dos trabalhadores no Brasil, reuniu mais de 2 mil delegados e delegadas de todo o país, representando diversos segmentos e ramos profissionais. Vale destacar que a edição de 2023 foi realizada em comemoração aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores. A delegação de Mato Grosso esteve presente, composta por membros das áreas da Educação, Federais e Bancários.

ReproduçãoReproduçãoO presidente da CUT-MT, Henrique Lopes, ressaltou a qualidade dos debates ocorridos durante o congresso e a oportunidade de aprofundar discussões sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores. Durante o evento, os participantes puderam debater a conjuntura atual, definir estratégias e elaborar um Plano de Lutas para enfrentar os desafios que se apresentam à classe trabalhadora, ao movimento sindical e ao povo brasileiro.

Dentre as novas demandas discutidas, destaca-se o impacto do avanço da tecnologia na vida dos trabalhadores. “As transformações trazidas por essas mudanças requerem uma abordagem mais cautelosa e a necessidade de fortalecer a unidade da classe trabalhadora diante dos desafios futuros, considerando as próximas gerações de trabalhadores”, ressaltou a secretária geral da CUT-MT, Guelda Andrade.

Durante o 14º Congresso da CUT foi elaborado um Texto Base que reafirma a visão da CUT sobre a realidade nacional e mundial, apontando diretrizes para que a Central continue desempenhando um papel de destaque na defesa dos direitos dos trabalhadores.

ReproduçãoReprodução

Entre os destaques de 2023 esteve a eleição da nova diretoria da CUT Brasil para o mandato 2023/2027, que resultou na reeleição do presidente Sérgio Nobre, um metalúrgico do ABC. A vice-presidência ficou sob responsabilidade de Juvandia Moreira, que atua como presidente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), enquanto Renato Zulato, representando o ramo químico, assumiu a secretaria geral da entidade.