CUT MT realizará VI Encontro Estadual de Formação

O Encontro será realizado nos dias 4 e 5 de agosto (sábado e domingo), no auditório do Sintep/MT, em Cuiabá/MT.

Publicado: 01 Agosto, 2018 - 18h17 | Última modificação: 01 Agosto, 2018 - 21h22

Escrito por: Silvia Marques

Silvia Marques

Refletir o papel e a importância da Formação na organização da Classe Trabalhadora e nos Sindicatos de Base da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT MT) e planejar as ações formativas, visando fortalecer a Rede de Formação da CUT no estado são os principais objetivos do 6ª Edição do Encontro Estadual de Formação da CUT MT.

O Encontro Estadual de Formação será realizado nos dias 4 e 5 de agosto (sábado e domingo), no auditório do Sintep/MT (Rua Mestre João Monge Guimarães, 102 – Bairro Bandeirantes), em Cuiabá/MT. O Encontro faz parte da política nacional de formação da CUT, desenvolvida no âmbito da Escola Centro Oeste de Formação da CUT Apolônio de Carvalho.

De acordo com o secretário de formação da CUT/ MT, João Eudes da Anunciação, a principal tarefa nesses dois dias de encontro será pensar a formação de base da CUT MT. “Vamos planejar ações formativas que envolva a juventude trabalhadora do estado, estabelecendo ações de acompanhamento da rede de formação e através de um coletivo de formação e de um núcleo de formadores/as militantes”, explica o dirigente da CUT MT.

“A ousadia desse projeto se constituiu na Rede de Formação, que se tornou na prática, a resistência à forma de vida proposta pelo Capitalismo, a visão social de mundo que se propaga, neste tempo de globalização e domínio de uma economia de mercado, que rompe com identidades sociais e coletivas do conjunto da Classe Trabalhadora”, completa o secretário de formação da CUT/ MT, ressaltando que o projeto de Formação representa a criação de espaços no sentido de integrar pessoas, lugares, sonhos se opondo ao individualismo que as pessoas são induzidas.

As inscrições podem ser encaminhadas (Baixar a ficha) até o dia 02 de agosto de 2018 para os e-mail da CUT MT: cutmt@terra.com.br, com cópia para o secretario de formação/ anuncioeudes@hotmail.com

PROGRAMAÇÃO

Percurso do primeiro dia – Sábado – 04/08/2018/ matutino.

8.30h:00h I Momento

Acolhida dos participantes/recepção/café da manhã. /credenciamento.

Recepcionar os participantes, dar as boas vindas

9.00h:30hII Momento

Mística e dinâmica de Abertura.

9.30h II Momento:  Mesa de Análise de Conjuntura.

2.1. Mesa de análise de conjuntura: as Reformas em Curso do Estado brasileiro e seus impactos sobre a Classe Trabalhadora.

2.2. O papel da formação Cutista no processo de organização da Classe trabalhadora e de seus Sindicatos de Base.

Debater o cenário das reformas do estado brasileiro e seus impactos para a vida dos trabalhadores/as, de igual forma apontando qual é o papel da rede de formação da CUT na organização da resistência dos Trabalhadores.

11:30 - intervalo

Almoço

Percurso do primeiro dia – Sábado – 04/08/2018 - vespertino.

13.30h III Momento:  Painel I O Programa de Formação da CUT/SNF

O Programa de formação da SNF/CUT. Desenvolvido pela ECOCUT- plataforma-ementário - desafios e realizações

Debater a política de formação da CUT. A Sua estruturação, principais programas em andamento, apontando o papel do núcleo de formadores e do coletivo de formação e a concepção de rede de formação como ferramenta estruturante do programa de formação.15.H

15:00h/INTERVALO

INTERVALO

15:15h IV MOMENTO: AS EXPERIENCIAS FORMATIVAS

As experiências de formação desenvolvidas por egressos da Formação da ECOCUT.

·                        Socializar com os participantes, experiências de atividades formativas, desenvolvidas no local de trabalho ou no sindicato de base, visando exemplificar como a rede de formação atua e articula o seu papel formativo.

17:15h V MOMENTO: Juventude e Consciência de Classe

·              O papel da formação da Rede de formação nos desafios para a organização dos/as jovens trabalhadores.

·                       Refletir a condição de vida da juventude trabalhadora, os limites colocados para os mesmos pelo mercado de trabalho e os desafios para a organização da juventude trabalhadora.

18.30H

Encerramento do primeiro dia

Percurso do segundo dia – domingo 05/08/2018

OBJETIVO

8.00H: V MOMENTO Congresso do POVO.

O Papel da Rede de Formação da CUT/SNF nas Plenárias Formativa do Congresso do Povo

·            Debater os aspectos da organização para o congresso, debatendo os aspectos conjunturais da Realização do Congresso do Povo   e da estruturação da Frente Brasil Popular, apontando o papel da rede de formação da SNF/CUT na organização formativa das plenárias preparativas par a realização do CONGRESSO DO POVO.

9:15-VIMOMENTO: Planejamento

Planejamento e sistematização das ações formativas do Coletivo de Formação e da SEF/CUT/MT.

·            Encaminhar um grupo de trabalho, com vistas a pensar sugestões de formação de base pela CUT MT, para a juventude trabalhadora do estado, estabelecendo ações de acompanhamento da rede de formação através da definição de um coletivo de formação e de um núcleo de formadores/as militantes.

10:30/VIIMOMENTO: Plenária de socialização

Agenda formativa

Encaminhar uma agenda formativa de base, a ser desenvolvida e assumida pelo Coletivo de formação.

11:30/VIIIMOMENTO

Avaliação/ encerramento