• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT-MT reúne Coletivos de Formação e da Juventude em Encontro virtual dia 03/04

O Encontro abordará temas importantes para o movimento, como Educação Sindical, Organização e Formação da Juventude Trabalhadora.

Publicado: 01 Abril, 2021 - 18h25 | Última modificação: 01 Abril, 2021 - 19h07

Escrito por: Assessoria/CUT-MT.

CUT-MT
notice
Encontro de Coletivos de Formação e Juventude

O Encontro dos Coletivos de Formação e da Juventude da CUT Mato Grosso vai acontecer neste sábado (03/04), de forma virtual e abordará temas importantes para o movimento, como Educação Sindical, Organização e Formação da Juventude Trabalhadora. O presidente da Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso, Henrique Lopes, que tem uma extensa caminhada na luta por direitos trabalhistas, destaca a relevância desse Encontro no âmbito da formação de uma nova geração que também atua na defesa por direitos.

“Estamos vivendo um momento em que, infelizmente, o país bate recorde no número de desempregados, ultrapassando os 14 milhões. Temos um governo federal que implementa reformas que tiram direitos da classe trabalhadora sob a égide de que as alterações nas Leis trabalhistas iriam propiciar mais empregabilidade no país. A verdade é que tal reforma veio para perpetrar a mentalidade de supremacia empresarial em detrimento da opressão dos assalariados. O encontro promovendo a integração desses dois coletivos vai proporcionar o fortalecimento na nossa luta contra os constantes ataques que os governos, federal e estadual, praticam contra a categoria”, disse Henrique.

O secretário de Formação da CUT Mato Grosso, João Eudes, destacou a necessidade de discutir ações do Plano Nacional de Formação. “Queremos utilizar o Encontro para discutir e planejar as ações formativas da CUT Mato Grosso. Queremos fortalecer e articular ações conjuntas entre as Secretarias de Formação, de Juventude e Coletivos.  A ideia é construir uma ação conjunta a partir de uma avaliação conjuntural”, disse.

O dirigente também destacou outro evento importante para os jovens trabalhadores da base CUTtista em Mato Grosso. “Queremos também comprometer e envolver a juventude para participar nos dias 8 e 9 de abril, da realização e organização do Seminário Regional da Juventude no estado. Será também um evento importante nesse processo de organização da classe trabalhadora afim de alinhar as ideias na defesa dos nossos direitos”, avaliou João Eudes.

A transmissão do encontro deste sábado será pela Plataforma da CUT – Online.

O programa Nacional de Formação, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Formação da CUT, tem como pilar, a necessidade de organização e mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras. “O programa de formação da CUT tem se desafiado a construir perspectivas de orientação, formação e reflexão que responda aos desafios da luta diária, levada pela conjuntura que possa transmitir coragem, sabedoria, ousadia, sonhos da unidade da classe trabalhadora e a utopia socialista, de contraposição à exploração capitalista do trabalho, por isso, deixo o convite a todos os jovens trabalhadores para que se envolvam nessas questões que impactam diretamente na qualidade de vida das famílias e estruturas sociais”, finalizou Henrique Lopes.

Programação 03/04

07:45h - Abertura da sala virtual -Recepção e identificação dos (as) participantes.

08:15h - Mesa de análise de conjuntura: as Reformas em Curso do Estado brasileiro, a crise sanitária e seus impactos sobre a Classe Trabalhadora; O papel da formação CUTista no processo de organização da Classe trabalhadora e da juventude Trabalhadora: a) O Plano de formação da CUT e suas ações. b) O Projeto: Educação Sindical e a Organização de jovens trabalhadores. Palestrante: Professor Henrique Lopes – presidente da CUT-MT e Cesar Azevedo (Cesinha) - Educador da ECOCUT.

09:15h – Intervalo.

09:30h - Propostas de formação idealizadas pelos cursistas do Curso Moodle para professores e Administradores. Palestrante: Fabiane Cavequia, Antônia Aparecida Oliveira Aguiar e Maria Eliete Leão de Arruda.

10:00h - Planejar as ações formativas de base a ser encaminhadas pela secretaria de formação, idealizadas pelo coletivo de formação e de juventude da CUT MT; Estruturar ações de participação e de mobilização da juventude para o seminário regional a ser realizado nos dias 08 e 09 de abril; Viabilizar a agenda da realização do Curso da Juventude,  Curso de ORSB. Concepção, estrutura e prática sindical. Palestrantes: João Eudes da Anunciação - Secretário de Formação da CUT-MT e Cesar Azevedo Educador da Ecocut.

11:00h – Encerramento.

Fonte: Assessoria/CUT-MT.