• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

CUT/MT participa da 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CNSTT) acontecerá de 10 a 13 de novembro de 2014, em Brasília/DF.

Publicado: 05 Junho, 2014 - 21h10

Escrito por: Silvia Marques, com informações da SES/MT

notice

O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), João Luiz Dourado e a secretária adjunta de Assuntos Educacionais do Sindicato dos Profissionais de Educação de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Luiza Bartmeyer Zanirato, estão representando a Central na 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora que está acontecendo, nos dias 05 e 06 de junho, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A Conferência Estadual que tem com tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito do todos e todas e dever do Estado”, foi convocada pelo Conselho Estadual de Saúde no dia 12 de março de 2014 através da Resolução 001/2014. Está sendo realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), através da Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Os/as delegados/as da 3ª Conferência, a etapa estadual, terá a tarefa de sistematizar os relatórios recebidos das conferências regionais e escolher as propostas de abrangência nacional e os/as delegados/as que irão participar do debate sobre as diretrizes para a implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora que serão aprovadas na 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CNSTT), convocada pelo Ministério da Saúde, acontecerá de 10 a 13 de novembro de 2014, em Brasília/DF.

A proposta de discutir a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), visa efetivar a Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal nº 8.080/90), em seu Art. 6º, que define a Saúde do Trabalhador como responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), pois se trata de um conjunto de atividades e ações de vigilância epidemiológica e sanitária, que visam à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como também visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

Com informações do SES/MT
 

carregando
carregando