MENU

Delegação da CUT-MT participa de formação e elege nova diretoria da ECO/CUT

Os novos rumos do trabalho exigem realinhamento na formação dos trabalhadores

Publicado: 17 Novembro, 2023 - 19h46

Escrito por: CUT-MT | Editado por: CUT-MT

Reprodução
notice

A delegação da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT), composta por dez integrantes, participou nos dias 16 e 17 de novembro de mais uma etapa do curso de Formação na Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO/CUT), realizado em Hidrolândia, Goiás. Durante o evento, também ocorreu a eleição da nova direção da Escola, que assumirá o mandato pelos próximos quatro anos (2023-2027).

ReproduçãoReprodução
Henrique Lopes,presidente da CUT-MT

O presidente da CUT-MT, Henrique Lopes, destacou a importância do momento diante dos novos rumos do trabalho e ressaltou a relevância de alinhar a formação dos trabalhadores a essas mudanças.

Henrique Lopes destacou que durante esta etapa de formação também ocorreu a eleição da nova diretoria da ECO/CUT, que passa a ter a coordenação executiva geral, Roberto Miguel Oliveira (DF), no lugar de Sueli Veiga Melo (MS), além de ampliar a composição com 10 membros, sendo 5 homens e 5 mulheres, além de 6 membros no Conselho Fiscal, sendo 3 homens e 3 mulheres.

O presidente enfatizou o papel significativo que Mato Grosso desempenha na ECO/CUT, contribuindo para coordenar a escola. O companheiro de Mato Grosso, João Eudes da Anunciação, permanece na coordenação de Formação e Pedagógico, com a proposta de defender a necessidade de trabalhar em sintonia com a escola nacional para seguir os novos e direcionamentos propostos pela CUT Nacional.

“O objetivo principal da Escola de Formação é engajar os trabalhadores no processo de conscientização de classe, tornando-os ativos na defesa de seus direitos e na valorização da classe trabalhadora”, disse. Lopes destacou a importância dessa abordagem, a qual classificou como uma disputa pelos corações e mentes, visando conscientizar sobre direitos e valorização.

ReproduçãoReproduçãoA ECO/CUT, uma das seis escolas de formação da Central Única dos Trabalhadores, tem sede em Goiânia e integra as regionais da CUT de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, além de Tocantins. A escola atua com o propósito de conscientizar e fortalecer a classe trabalhadora por meio da organização e participação das entidades sindicais, buscando ampliar as conquistas que são entendidas como resultados das ações dos próprios trabalhadores.

Confira nova composição do ECO/CUT

Coordenação Executiva

Coordenador (a) Geral Roberto Miguel Oliveira DF
Coordenador (a) de Formação e Pedagógico Joao Eudes da Anunciação MT
Coordenador (a) de Administração e Finanças José Roque Santiago TO
Coordenador (a) Executivo (a) Onivan de Lima Correa MS
Coordenador (a) de Cultura Gabriela Cardoso Zanina Queiroz TO
Coordenador (a) de Comunicação Antônio Ribeiro da Costa Neto GO
Coordenador (a) da Mulher Trabalhadora Dilma Gomes MS
Coordenador (a) de Saúde do Trabalhador Suyenne Borges da Fonseca Teodoro DF
Coordenador (a) de Direitos Humanos, Raça e Diversidades (Combate ao racismo, juventude, PCD, LGBTQIA+). Antônia Aparecida Oliveira Aguiar MT
Coordenador (a) de Organização, Estudos Regionais e Articulação de Relações Institucionais. Maria Rosely Cavalcante GO

Conselho Fiscal

Titular Ueber Ribeiro Barboza GO
Titular Vilson Gimenes Gregório MS
Titular Maria Eliete Leão MT

Suplentes 

Suplente Douglas de Almeida Cunha DF
Suplente Zenilda Leonardo da Silva Fonseca TO
Suplente Angelina de Oliveira Costa MT