• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Em Cuiabá será celebrado o primeiro casamento coletivo homoafetivo

Inscrições abertas!

Publicado: 07 Maio, 2019 - 23h15 | Última modificação: 08 Maio, 2019 - 08h47

Escrito por: Silvia Marques

notice

Os 50 anos do Dia Internacional do Orgulho Gay, comemorado anualmente, em 28 de junho em todo o mundo, será celebrado, em Cuiabá, com o primeiro casamento coletivo para casais de homens e mulheres gays e lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais.

A celebração no civil e religioso para a comunidade LGBTI está sendo preparada pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), em parcerias de empresas privadas. A cerimônia ecumênica será realizada no dia 28 de junho, às 19h, no Buffet Rose Capriata.

De acordo com a conselheira Josi Marconi,  coordenadora estadual da ONG Mães pela Diversidade, para participar os casais devem comprovar a hipossuficiência como condição estabelecida na Lei do Direito ao Consumidor, pois não haverá custo financeiros para os casais. O direito à união estável entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 201.

 “O evento tem por objetivo legalizar a relação estável dos casais homoafetivo para que os cônjuges passam a ter as mesmas garantias e direitos dos casamentos entre casais héteros, tais como a pensão por morte do marido/esposa, comunhão de bens (de acordo com a opção feita pelos cônjuges no momento da celebração do matrimônio, além do direito à sucessão, plano de saúde familiar (nos casos em que a empresa ofereça; os cônjuges podem ser indicados como beneficiários, sem qualquer tipo de discriminação), também o seguro de vida, pensão alimentícia, enfim, é um garantia constitucional”, explica Josi.

Os interessados devem comparecer no Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual levando documentos específicos para conferência e após a certificação os casais já podem ir direto ao cartório para dar entrada ao casamento.

Mais informações pelos seguintes telefones (65) 3623-3089 ou (65) 98138-9648.