Eleições de base para Delgados(as) e suplentes para a 13ª Plenária Estadual CUT-MT

A 13ª Plenária Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso será realizada no período de 20 e 21 de agosto de 2021, no formato virtual.

Publicado: 06 Julho, 2021 - 09h33 | Última modificação: 06 Julho, 2021 - 09h41

Escrito por: Assessoria/CUT-MT.

CUT-MT
13ª Plenária CUT Mato Grosso

Conforme informado a todos os interessados via comunicação oficial, o período de realização das Assembleias de Base para Eleição dos Delegados e das Delegadas vai de 04 de junho à 18 de julho de 2021.

O presidente da CUT Mato Grosso, Henrique Lopes, destaca a relevância dos debates que serão construídos durante a 13ª edição da Plenária Estadual. “Essa reunião é extremamente relevante, ainda mais no momento em que vivemos, de instabilidade política, econômica e social. Nessa plenária, iremos atualizar a conjuntura, as agendas e orientações de luta. Essa plenária tem esse caráter deliberativo, daí a relevância dos debates coletivos”, disse.

A Plenária Nacional chega a sua 16ª edição e está prevista para acontecer no final do ano, no mês de outubro. Para participar dos debates a nível nacional, os delegados precisam ser eleitos nas bases. Após essas eleições é que serão definidos os nomes dos delegados e delegadas que vão representar Mato Grosso na Plenária Estadual em agosto, e posteriormente na Nacional, em outubro.

Todos os membros da Direção Estadual são delegados e delegadas natas. A 13ª Plenária Estadual da CUT-MT ganhou um nome simbólico e representativo: Júlio César Martins Viana e Jocilene Barboza dos Santos. Ambos sindicalistas que foram muito atuantes e prestaram relevantes serviços na defesa dos direitos da classe trabalhadora, em especial, dos educadores. Júlio Viana e Jocilene Barboza faleceram em dezembro de 2018, vítimas de um trágico acidente de carro, quando retornavam de uma atividade sindical no interior de Mato Grosso.

Assembleias de Base – Eleições de Delegados(as) e Suplentes

A Direção da CUT-MT ressalta aos sindicatos participantes que, conforme regimento estatutário, as datas das assembleias devem ser informadas o mais breve possível com publicação em edital, pois, o sindicato que perder o prazo estabelecido pela coordenação nacional deverá entrar com recurso junto à mesma coordenação.

Realizada a assembleia, deverão ser encaminhadas imediatamente para a CUT-MT cópia do edital de convocação para a assembleia, cópia da ata, dados da assembleia, lista de presença, acompanhada da ficha de inscrição dos delegados titulares e suplentes. A questão da paridade deve ser respeitada, tendo em vista que esta é uma política da CUT, caso seja descumprida, o número que exceder a paridade (seja homem ou mulher) ficará sem inscrição.

Acesse de Texto Base 16ª Plenária Nacional da CUT: https://url.gratis/kP8huE

Fonte: Assessoria/CUT-MT.