MENU

NOTA DE SOLIDARIEDADE E REPÚDIO

A tentativa de intimidação ao jornalista Pablo Rodrigo é mais uma prática repressora do governador Mauro Mendes

Publicado: 28 Setembro, 2023 - 11h48

Escrito por: CUT-MT | Editado por: CUT-MT

Reprodução
notice

As centrais sindicais CTB-MT, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado de Mato Grosso; CUT- MT, Central Única dos Trabalhadores; CSB-MT , Central dos Sindicatos Brasileiros; FS-MT, Força Sindical; vem a público prestar solidariedade ao jornalista Pablo Rodrigo, vítima de implacável perseguição e coação moral e judicial pelo Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes e seu filho Luis Antônio Taveira Mendes, consubstanciada em uma ação criminal com pedido de indenização por danos morais no valor de 660 mil de reais, motivada por uma reportagem sobre a compra de mercúrio para uso ilegal em garimpos por várias empresas, entre elas uma do filho do Governador.

Importante ressaltar que essa prática repressora e intimidatória, não foi a primeira em relação ao Governador. Em outra ocasião, o mesmo chegou a agredi-lo com um safanão no peito, após um questionamento feito pelo jornalista Pablo Rodrigo sobre um caso em que ele havia se tornado réu.

Essa prática truculenta e nefasta também não é um caso isolado: há, em âmbito da PGR – Procuradoria Geral da República, uma investigação envolvendo o Governador e o jornalista Alexandre Aprá, o qual denunciou a instalação de escutas ilegais, bem como a contratação de um detetive para prossegui-lo e tentar incriminá-lo com atos ilícitos.

Atacar a imprensa e/ou profissionais da imprensa é atacar a democracia e o direito das pessoas ficarem bem informadas, sobretudo dos atos e ações de seus representantes políticos e pessoas públicas.

Assim, reafirmamos nossa irrestrita solidariedade ao jornalista Pablo Rodrigo e, ao mesmo tempo, repudiamos veementemente esses atos intimidatórios e ações judiciais infundadas, perpetradas pelo Governador Mauro Mendes.

 

Cuiabá, 27 de setembro de 2023.

 

CUT-MT - Central Ùnica dos Trabalhadores

CTB-MT - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

NCST–MT - Nova Central Sindical dos Trabalhadores

CSB-MT - Central dos Sindicatos Brasileiros;

FS-MT - Força Sindical