MENU

Pandemia pode ser oportunidade para a construção de um Mundo Novo

No Brasil, a pandemia tem potencial para se transformar numa tragédia humanitária.

Publicado: 25 Maio, 2020 - 16h10 | Última modificação: 25 Maio, 2020 - 16h13

Escrito por: DIEESE

notice

Há pouco mais de um mês, quando foi divulgado o Boletim de Conjuntura 21, o Brasil registrava um total de 300 mortos pela Covid-19 e pouco mais de 7,9 mil casos confirmados. Agora, os casos confirmados passam de 165 mil e os mortos superam 14 mil pessoas, embora a subnotificação e a falta de testes permitam avaliar que a realidade pode ser mais trágica. Estimativas do Laboratório de Inteligência em Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, indicam que os casos no Brasil já devem superar 2 milhões, 14 vezes mais do que apontam os números do Ministério da Saúde.

No último mês, o sistema de saúde de várias capitais, como Manaus, Belém, Fortaleza e São Luís, entrou em colapso. A pandemia espalhou-se por todo o país e interiorizou-se para as cidades médias e pequenas. Estados e vários municípios estão adotando medidas para reforçar o isolamento social e caminhando para o lockdown. Os infectados e os mortos nessa escalada da pandemia são, sobretudo, os pobres e moradores das periferias urbanas.

No Boletim de Conjuntura 21, foram traçados três cenários possíveis para o desempenho da economia brasileira ao longo desse ano. O cenário pessimista descrito ali agora passou a ser o mais provável: queda de 8,5% do PIB com aumento do volume de desocupados em 4,4 milhões, o que elevaria o total, no Brasil, para cerca de 17 milhões de trabalhadores desocupados ao final deste ano. Além disso, deverá aumentar o número de trabalhadores subocupados e, claro, ocorrer perda expressiva de renda.

Confira o Boletim de Conjuntura 22, no site do DIEESE 

Fonte - DIEESE