• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Sintep/MT realiza semana de luta em defesa da Educação Pública em Mato Grosso

A manifestação, por meio das redes sociais, reunirá toda a comunidade escolar, das redes municipais e estadual

Publicado: 24 Maio, 2020 - 12h48

Escrito por: Sintep/MT

notice

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) inicia na próxima semana (25/05) uma mobilização estadual contra os ataques aos profissionais da Educação Pública e pelos direitos dos estudantes à Educação Pública, Gratuita, Laica e de qualidade socialmente referenciada. A manifestação, por meio das redes sociais, reunirá toda a comunidade escolar, das redes municipais e estadual

Os dirigentes do Sintep/MT definiram uma agenda de lutas que começará com a realização de uma Campanha Virtual, no mês de Maio, data-base da categoria, com foco no direito a Revisão Geral Anual (RGA), ao cumprimento da Lei 510/2013 (Dobra do Poder de Compra), bem como o pagamento de passivo devidos pelo governo estadual há três anos. “Desde que assumiu o governo a política educacional da gestão Mauro Mendes consistiu em atacar o direito dos educadores e destruir a Educação Pública estadual, com projetos privatistas”, argumenta o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Dia D

No dia 28 de maio a categoria estará mobilizada nas diferentes regiões do estado para o Dia “D”, pela efetivação dos contratos temporários; cumprimento da LC 510/2013 e RGA, na rede estadual. Será um dia para também denunciar o desrespeito da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), em relação ao que está sendo ofertado pelo governo do estado como aula à distância, que exclui estudantes e a participação de professores regentes de turma do processo de ensino/aprendizagem.

Ainda no dia 28, no período da tarde, está programado um Seminário virtual com o tema “Direito a Aprendizagem, currículo e reorganização do Calendário Escolar em tempos de pandemia”. Nesse debate sairá uma resolução coletiva sobre a posição da categoria a respeito das aulas virtuais e do retorno das aulas, que está em construção na comissão especial da Assembleia Legislativa.

Assessoria/Sintep-MT