• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Sintep/MT dá posse à nova diretoria com a primeira funcionária na presidência

Sintep MT, sindicato do estado, com mais de 30 mil filiados, tem nova gestão para os próximos três anos (2018-2021).

Publicado: 01 Julho, 2018 - 22h46

Escrito por:

notice
Defendendo o lema “Unidade Resistência e Luta, para Conquistar e Defender Direitos”, tomou posse nesta sexta-feira (29.06), a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), tendo pela primeira vez na história do sindical a presidência coordenada por uma mulher e funcionária da Educação, Jocilene Barboza.
 
A solenidade na sede central em Cuiabá, teve a presença da secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva, e do secretário executivo da entidade, Edmilson Ramos Camargo, mais conhecido como Lamparina. Para ambos, ter uma mulher e funcionária da educação na gestão de um sindicato com o protagonismo na educação, é mais um registro histórico do Sintep/MT na luta sindical do país e fora dele. 
 
A presidência do sindicato foi entregue pelo professor Henrique Lopes, à sua sucessora, que junto com o vice-presidente, professor Valdeir Pereira, e mais 47 dirigentes ocupando secretarias e 15 regionais (efetivos e suplentes) assumirão o comando do maior sindicato do estado, com mais de 30 mil filiados, pelos próximos três anos (2018-2021).
 
No discurso de posse a presidente Jocilene Barboza ressaltou a responsabilidade de marcar a gestão, para além do fato de ser mulher, negra e técnica administrativa. Mas por ter o compromisso de dar continuidade às conquistas históricas dos antecessores.“Temos que fazer valer o que foi deliberado democraticamente em duas Conferências Nacionais de Educação, fortalecer a organização sindical ameaçada, fazer valer a lutas pelos direitos sociais e, como técnica, ampliar ainda mais a justiça social para todos/as trabalhadores/as”, disse.
 
O perfil progressista da luta sindical do Sintep/MT foi reconhecido por diferentes entidades do movimento sindical e social, que marcaram presença na solenidade. Compuseram a mesa de abertura representantes da Universidade Federal de Mato Grosso; Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos da UFMT; Sindicato dos Docentes da Universidade de Mato Grosso; Movimentos dos Sem Terra; Central Única dos Trabalhadores, nacional e estadual; Aliança LGBTi; Associação Mato-Grossense dos Estudantes; União Nacional dos Estudantes; Deputados Estaduais Valdir Barranco e Allan Kardec.   
 
 
Assessoria/Sintep-MT
carregando